Por que fazer um memorial para Francisco Megale?
Quando iniciamos o processo de digitalização das várias gavetas de slides do professor Francisco Megale, na esperança de que o conteúdo ali perdurasse e se encontrasse disponível em novas mídias, foi inevitável não sermos acalorados pela maravilha que era aquela coleção. Carinhosamente doada por sua família à Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, a coleção conta com fotografias de experimentos, usadas em salas de aula anos atrás, que guardam para além do conteúdo científico, história e beleza. Tal tecnologia causava, sem dúvidas, fascínio nos alunos de Megale, na época em que ele lecionava, pelo notável caráter moderno.
Em nós, equipe do Centro de Memória da Veterinária, causou fascínio pela tamanha preciosidade.
Este dispositivo já revelava indícios de um homem que ia além do convencional.
Tendo sempre prezado pelo caráter da extensão e comunicação entre áreas, o Cememor-Vet achou em Francisco Megale, um ícone, e, com isso, a possibilidade de conhecer mais sobre um homem que era um entusiasta acerca destes atributos. Um homem que amava as tecnologias e a inovação, tanto quanto a prática da veterinária, e que a partir desse amor e dedicação, construiu parte da história da Medicina Veterinária da nossa Escola e também do Brasil.
Quanto mais buscávamos sobre ele, mais ficava evidente a importância de homenageá-lo: seu ardor pela pesquisa, atividade que dizia ser o seu deleite, sua vontade de aprender e ensinar, sua generosidade ao querer que as pessoas obtivessem conhecimento, seu respeito e cuidado com os colegas, amigos e família. Tudo isso o garantiu valor imensurável, e ele se revela verdadeira inspiração como pesquisador, professor e ser humano.
O Centro de Memória da Veterinária apresenta o Memorial Francisco Megale, um espaço virtual em homenagem a um indivíduo ilustre, fundamental para a história da Medicina Veterinária no Brasil.
Que Francisco Megale continue vivo em nossa memória e na das futuras gerações!
